8 Maio 2019

Os alimentos com baixo teor de sal

O consumo excessivo de sal pela população tem grandes implicações na saúde pública em Portugal, sendo importante criar estratégias para a sua redução (1).

Devemos olhar não apenas para o sal adicionado ao alimento como condimento, mas também para o sódio, um dos componentes do sal comumente usado na indústria (2).

A recomendação para privilegiar os alimentos frescos, locais, sazonais e não processados deve-se ao facto de estes produtos terem um teor de sódio reduzido. Contudo, na maioria dos países desenvolvidos os alimentos pré-preparados e processados têm um maior impacto no sódio ingerido (3). Por isso, é extremamente importante a leitura do rótulo da embalagem do produto a comprar (4), optar sempre por aqueles com menos de 0,3 g de sal por 100 g ou 100 ml de produto.

Dito isto, capacitar as pessoas a fazerem escolhas mais informadas é essencial, começando por conhecer quais os alimentos com menor teor de sal:

  • Carne, peixe e ovos - Carne e peixe, fresco ou congelado, ovos, atum em água, bacalhau demolhado.

  • Lacticínios e derivados, bebidas vegetais - Leite, iogurte, queijo fresco e requeijão, manteiga e creme vegetal sem sal, bebidas vegetais.

  • Leguminosas e frutos oleaginosos - Grão e feijão seco, lentilhas, ervilhas frescas e congeladas, frutos oleaginosos sem sal.

  • Cereais e derivados, tubérculos - Pão sem sal, flocos de aveia, tortitas de arroz sem sal, barras de frutos secos, cereais do tipo muesli crocantes, tubérculos frescos e congelados.

  • Hortofrutícolas - hortícolas e frutas frescas e congeladas.

  • Ervas aromáticas e especiarias - ervas aromáticas e especiarias frescas e secas.


1. Santos, M., Santiago, S., Gama, A. C. & Study, S. O sal na alimentação dos portugueses. Inst. Nac. Saúde (2016).
2. Karppanen, H. & Mervaala, E. Sodium Intake and Hypertension. Prog. Cardiovasc. Dis. (2006).
3. Eyles, H., Shields, E., Webster, J. & Mhurchu, C. N. Achieving the WHO sodium target: Estimation of reductions required in the sodium content of packaged foods and other sources of dietary sodium. Am. J. Clin. Nutr. (2016).
4. Lopes, A. et al. Ervas aromáticas - Uma estratégia para a redução do sal na alimentação dos portugueses. Direção-Geral da Saúde (2015).