16 Maio 2019

16 de Maio: Dia Menos Sal Portugal

Hoje, véspera do Dia Mundial da Hipertensão, a CUF e o Pingo Doce assinalam o Dia “Menos Sal Portugal”, através do qual procuram consciencializar os portugueses para a importância de reduzir o consumo de sal para metade.

 

O objetivo é alertar para o excesso de consumo de sal, dando a conhecer alternativas ao sal – desde ervas aromáticas, especiarias ou até o limão – que podem temperar as nossas refeições e melhorar não só a nossa alimentação, mas também a nossa saúde.

 

Neste dia “Menos Sal Portugal”, aceite o desafio. Vejas as dicas e os artigos sobre as várias alternativas que tem à sua disposição e que o podem ajudar a começar já a sua jornada da redução de sal.

 

Os portugueses consomem, em média, o dobro da dose diária máxima de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde, o que se traduz num problema de saúde pública, uma vez que o consumo de sal em excesso está associado a várias doenças, nomeadamente à Hipertensão que afeta um terço da população nacional e que quando não controlada, pode levar a situações fatais como o AVC ou o enfarte do miocárdio.