3 Julho 2019

Quantas vidas podem ser salvas por ano com a redução do consumo de sal?

610 vidas podem ser salvas num ano se reduzirmos o consumo de sal em Portugal.

Esta é uma das conclusões de um estudo recentemente publicado, que apresenta uma pré-avaliação do impacto da reformulação dos teores de sal, açúcar e ácidos gordos trans dos produtos alimentares em Portugal, na redução da mortalidade e mortalidade precoce associadas às doenças crónicas da população portuguesa.

Este estudo foi promovido com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e contou com a parceria de diferentes instituições, nomeadamente o Ministério da Saúde/Direção-Geral da Saúde, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, o Imperial College e o Institute of Global Health Innovation.

Tendo como referência dados da população portuguesa de 2016, esta investigação concluiu que os impactos na redução do sal na saúde são significativamente superiores aos da redução do açúcar, observando 188 vidas salvas pela redução do açúcar e 610 pela redução do consumo de sal.

Considerando o impacto que a redução do teor de sal teve no número de vidas salvas, a DGS reforça a necessidade do desenvolvimento de estratégias na área da promoção da alimentação saudável, bem como de uma aposta forte em medidas que incentivem a redução do consumo de sal na população.